Sobre Loucos

"Nunca existiu uma grande inteligência sem uma veia de loucura"

quinta-feira, 16 de maio de 2013

folclore japonês, Algumas de Seus Protagonistas.


10 criaturas extremamente estranhas do folclore japonês.


O folclore japonês é  bem variado, existe um demônio ou espírito para quase todas as ocasiões, mas quando falamos de sobrenatural, a maioria consegue fazer um bom trabalho  retratando certas criaturas. Mas esse não é exatamente o caso quando se trata de folclore japonês ou mitologia. O tipo de criaturas presentes em suas histórias são muito diferentes do resto do mundo. Se você não tem ideia do que isto significa este artigo examina dez criaturas  extremamente estranhas  do folclore do Japão.

10. KAPPA



Não há nada de muito estranho sobre essa criatura. Ela se assemelha muito com o conhecido duende. Eles são geralmente referidos como um macaco aquático. É um espírito anfíbio do folclore japonês. Quando plenamente desenvolvido, um kappa tem o tamanho de uma criança de dez anos e ele e hermafrodita  Sua pele é escamosa e verde-amarelada; tem cara de macaco, costas de tartaruga; as mãos e os pés têm membranas, para nadar mais facilmente. Talvez seu traço físico mais característico seja uma depressão em forma de pires no topo da cabeça, que deve sempre conter água, para que o kappa possa conservar seus poderes sobrenaturais e sua força extraordinária quando está em terra. Eles bebem sangue e podem ser do bem ou do mal.

9. HEIKEGANI


 



O Heikegani está nesta lista por um motivo muito legal: eles realmente existem! O caranguejo Heikegani são uma espécie de artrópodes nativos do Japão. Originalmente o mito surgiu quando os japoneses atribuíram o rosto do caranguejo com a face do samurai Heike, que morreu na batalha de Dan-no-ura. O “face” destes artrópodes realmente lembram rostos humanos. Carl Sagan propôs que, no passado, as pessoas no Japão só comiam caranguejos Heikegani que não lembravam rostos de samurais, portanto, os caranguejos que possuíam este “rosto” eram preservados. Atualmente, a grande maioria dos caranguejos têm corpos semelhantes a rostos humanos, por isso, eles não são mais consumidos com tanta frequência.

8. KASA-OBAKE


 


Esse cara é um tipo de Tsukumogami. Tsukumogami é um objeto que aleatoriamente vem à vida depois completar cem anos de existência. Imagine que você tem uma bela biblioteca em sua casa com livros muito antigos, e de repente um daqueles livros ganha vida, exatamente desse jeito. Na verdade, esse peculiar ser é um Youkai (basicamente é um espírito que pode ser bom ou ruim com poderes sobrenaturais) em forma de guarda-chuva.

8. NUPPEPPO


 


Um Nuppeppo é um espírito que aparece nos templos em ruinas ou em cemitério durante o entardecer. Aparentemente ele é um monte de carne podre ambulante.

6. MAKURA-GAESHI




Aqui, temos mais um personagem do folclore japonês totalmente bizarro. O Makura-Gaeshi é um espírito embusteiro famoso por movimentar os travesseiros das pessoas enquanto elas dormem. Algumas fontes dizem que também polvilham areia nos olhos e roubam as almas. O que caracteriza-os, principalmente, é a perturbação em movimentar travesseiros, que são movidos pelo chão até o pé da cama enquanto as pessoas dormem tranquilamente. Não existem mais grandes registros sobre o surgimento deste personagem na cultura japonesa.

5. MOKUMOKUREN





Na mitologia japonesa, os Mokumokuren são espíritos que habitam o shoji (paredes deslizantes de papel feitas da fibra do arroz). No Japão antigo, paredes deslizantes feitas de papel eram bastante comuns na grande maioria dos lares japoneses. O papel, no entanto, pode conter buracos ou ter partes rasgadas. Se o proprietário é muito descuidado, a parede poderá conter buracos e quando mais buracos o papel contiver, mais chances existem dos Mokumokuren observarem você pelos buracos da parede. Dizem que se a pessoa olhar para os olhos destas criaturas por muito tempo, isso pode tornar as pessoas cegas. A única maneira de se livrar deles é ser bastante cuidadoso e não deixar buracos na parede de papel.

4. KONAK JIJI


 


O Konak Jiji é simplesmente uma criatura mal-intencionada. Ele toma a forma de uma criança e esconde-se em áreas montanhosas remotas, à espera de um viajante que passa inocentemente. Quando uma vítima se aproxima, o Konak Jiji começa a chorar. É da natureza humana querer que um bebê pare de chorar e, por instinto, os viajantes pegam o bebê no colo para confortá-lo. Uma vez que ele está no colo ele cresce e fica insuportavelmente pesado. Algumas fontes dizem que eles podem crescer até e pensarem mais de 350 quilos, peso o suficiente para causar sérios danos a quem os segura. De acordo com a crença não é possível jogá-los no chão, porque as pessoas ficam paralisadas. Porém, se alguém conseguir sobreviver ao efeito esmagador, a pessoa ganhará poderes mágicos.


3. AKANAME


 


O Akaname é uma criatura repugnante. Akaname pode ser traduzido como “Lambedor de sujeira”. Embora, é dito que o Akaname pode lamber seu banheiro sujo e deixá-lo limpo com a ajuda de sua língua, é dito também que ele tem saliva venenosa. Ter um Akaname em casa é desagradável, por isso a criatura serve como aviso para que sempre se mantenha o banheiro limpo.



2. ITTAN MOMEN


 


O Ittan Momen parece bastante inofensivo, pois antes de tudo é apenas um pedaço de pano, embora tenha cerca de 30 metros de comprimento. Ele gosta de voar à noite. Não é exatamente assustador até que seja incomodado ou fique com medo. Ele tem a capacidade de envolver-se em torno de sua cabeça e te sufocar até a morte ou apenas quebrar seu crânio. Você pode ganhar a confiança dele e usá-lo em torno de seu pescoço. Mas ninguém sabe exatamente como conseguir isso.



1. SHIRIME





Shirime, literalmente “Olho nas Nádegas”, é um estranho youkai com um olho no lugar do ânus. Veja a única citação sobre está criatura abaixo

“Há muito tempo atrás, um Samurai estava andando à noite na estrada para Kyōto, de repente ele ouviu alguém chamando por ele. Ele respondeu: “Quem está aí?”, ele nervoso perguntou novamente, quando virou-se ele encontrou um homem tirando a roupa e apontando suas nádegas para o viajante espantado. Um enorme olho brilhou como um raio no meio das nádegas, onde deveria ter um ânus. Ele apavorado saiu correndo”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hey! Que tal deixar um comentário ?
Não dói e faz bem ao coração do autor :)